top of page
Governo
O
Reino de Meridionália é um microestado, de regime Monárquico e Constitucional, cujo os poderes administrativos tem sua sede na cidade de Curitiba (Distrito Real), capital do Reino. É do Palácio Tindiquera de onde se emitem os Decretos Reias, Ordenações Reais e outros para serem cumpridos e exercidos em Meridionália. A Constituição é a lei fundamental e a base de todo o sistema governamental do Reino, estando nela previstos os direitos e deveres da
sociedade meridionalina, assim como o sistema governamental e político da micronação. Sua Majestade o Rei, através da Coroa, é a chave da administração de Meridionália, mantendo poderes interventivos no objetivo de manter a harmonia entre os 3 Poderes, além de promulgar Decretos Reais que tratem de qualquer assunto do Reino. É ele quem também aprova ou veta os Projetos de Leis vindos do Parlamento para que estes sejam promulgados.
O Parlamento Real, instituição que representa o Poder Legislativo do Reino, é composto por parlamentares eleitos democraticamente em eleições anuais que por sua vez elegem o representante máximo do poder Executivo: o Premier. No Parlamento Real são discutidos e votados os Projetos de Leis, Emendas Constitucionais, entre outros; o Premier é quem preside as sessões no Parlamento e promulga as Leis pelo Parlamento e pelo Gabinete Real aprovadas, além de ter responsabilidade por várias funções na administração pública, sendo o principal auxiliador de Sua Majestade o Rei.
Meridionália também conta com setores administrativos denominados "Departamentos Reais", os quais são administrados por Secretários nomeados pelo Premier para administrar os setores do país.
bottom of page